Análise Comportamental DISC
Todos nós sabemos que somos diferentes uns dos outros. É interessante observar como nos comportamos de modo diverso de outra pessoa, diante de uma mesma situação! Muitas vezes, sequer sabemos porque nos comportamos daquela maneira!
A metodologia DISC baseia-se no estudo científico dessas diferenças, que identificou quatro estilos básicos de comportamento: Dominância, Influência, eStabilidade, Conformidade (cujas iniciais, em inglês, formam o nome da metodologia).
Todos nós possuímos esses quatro estilos básicos de comportamento, porém com graus diferentes de intensidade. Nosso estilo predominante caracteriza a forma usual de nos comportarmos.
Por exemplo, uma pessoa que tem mais forte o estilo Dominante pensa, sente, fala, age e se relaciona com os outros de uma maneira bem diferente de uma pessoa que é predominantemente Estável. Algumas pessoas têm um estilo bem mais forte do que todos os outros três, porém é mais comum termos (as pessoas terem) dois estilos predominantes.
Para que serve conhecermos nossos estilos de comportamento predominantes?
Para fortalecermos os aspectos positivos desses estilos (os aspectos que nos ajudam a conquistar nossos objetivos e a nos relacionarmos com os outros de forma saudável) e para minimizarmos os aspectos negativos (aqueles que nos dificultam decisões, ações e relacionamentos). Isto significa o poder de gerenciarmos nossas emoções e deixarmos de agir e reagir automaticamente.
Como podemos conhecer e desenvolver nossos estilos comportamentais?
A análise dos estilos comportamentais é realizada por meio do Inventário DISC, que revela nossas forças, motivações, forma de nos comunicarmos, forma de gerenciarmos, aspectos a serem desenvolvidos, dentre outras informações relevantes para nosso autoconhecimento.